Dicas para economizar na conta de água

A seguir, você irá conferir algumas dicas importantes para que você possa economizar água. Dicas que podem ser colocadas em prática a partir de agora, amanhã e futuramente. Se você está em busca dessas dicas, para diminuir o consumo de água aí na sua casa e ainda para ajudar seus familiares, amigos e vizinhas a seguirem essas dicas e economizarem água também, basta que você continue lendo o artigo. 

Tenho a total certeza de que essas dicas serão muito úteis para você e você sem dúvidas, irá compartilhar o link deste artigo, para que outras pessoas também possam ler e colocar todas estas dicas em prática. Boa leitura.

Dicas para serem colocadas em prática já

1. Não desperdice a água liberada pela máquina de lavar

Sempre que você lavar as suas roupas, lembre-se de guardar a água que você utilizou para que você possa a reutilizar, seja para lavar uma calçada ou dar descarga no banheiro, não importa. O importante é que você não a desperdice, pois ela terá utilidade e você não precisará gastar mais água.

2. Deixe a mangueira de lado quando for lavar áreas externas (calçadas) e o seu veículo

Quando for lavar a calçada, utilize a dica anterior, esfregando o chão com uma vassoura. E ao lavar o seu carro ou a sua moto, utilize um balde com água, pois ele fará com que você gaste menos do que ao utilizar uma mangueira.

3. Controle bem o seu tempo no banho

Além de controlar o tempo no qual você toma banho, reduzindo-o, também é importante que você sempre lembre de fechar o registro enquanto estiver se ensaboando, pois deixar o registro aberto gerar um maior gasto de água.

4. Enquanto escova os dentes, desligue a torneira

Enquanto você escova seus dentes, assim como deve ser ao tomar banho, é importante que você desligue a torneira, para que o desperdício não seja tão grande. Abra-a apenas para enxaguar e lavar seu rosto e escova, mas enquanto faz a escovação, a mantenha desligada. Você também pode optar por escovar os seus dentes com um copo com água, sendo ainda menor o gasto.

5. Tenha sempre tambores e outros reservatórios para coletar a água da chuva

A água que você coleta da chuva é uma água limpa, que pode ser utilizada para diversas funções, por isso, tenha sempre baldes e reservatórios aos quais você possa sempre gurdar água da chuva.

6. Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça, também é importante

Sempre que você estiver lavando a louça, lembre sempre de fechar a torneira enquanto ensaboa a louça, isso pode reduzir os gastos de água.

7. Deixe acumular roupa e louça

Ao deixar roupas e louça acumuladas, você tem a oportunidade de lavá-las odas de uma só vez, o que poderá fazer com que você gaste menos água, do que se optar por lavar de poucas.

8. Não utilize a torneira para descongelar alimentos

Para que você possa descongelar alimentos, você pode colocá-los na parte de baixo da geladeira um dia antes de prepará-lo, evitando assim, gastar água para descongelá-lo.

9. Enquanto a água esquenta, reserve um balde para colocar embaixo do chuveiro

Enquanto você espera que a água do chuveiro esquenta, deixando sair toda a água fria, é importante que você coloque um balde embaixo do chuveiro para que toda aquela água não seja desperdiçada.

10. Na hora de cozinhar use somente a quantidade de água necessária

É necessário que você utilize somente a quantidade de água certa no momento em que vai cozinhar algo, não exagerando muito para que não haja um desperdício.

11. Aproveite o momento do banho para fazer xixi

Na hora do banho, aproveite para fazer xixi e economize uma descarga.

Para fazer tão logo possível

12. Verifique os vazamentos

É importante que você verifique sempre os vazamentos e chame um encanador para isso, para que o desperdício seja evitado.

13. Procure instalar redutores de vazão de água nas torneiras e chuveiros

Esse é um tipo de dispositivo que pode reduzir o fluxo de água.

14. Instale bomba e filtro e preserve por mais tempo a água da piscina

Instalar esses dispositivos de bomba e de filtro, podem fazer com que a água da piscina fique limpa por mais tempo e não seja necessário que você a troque com muita frequência.

Deixe uma resposta