FORMULÁRIO PARA AUTORIZAÇÃO RG MENOR IDADE NO POUPATEMPO

Hoje em dia, é bastante comum os pais de menores de 16 anos solicitarem um RG para seus filhos. Isto facilita bastante pois assim não precisam ficar andando de cima para baixo com a Certidão de Nascimento, correndo até o risco de perdê-la.

Então, para isso, é necessário levar uma autorização do responsável legal. Caso seja o seu caso, você pode obter essa autorização de forma gratuita nos postos do Poupatempo ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

A autorização deve ser levada no dia do atendimento caso os menores de 16 anos estejam desacompanhados de seu responsável legal e deve estar devidamente assinada pelo responsável da mesma forma ao documento de identificação apresentado. E lembre-se que a impressão deve ser no tamanho real.

Você poderá aprender também como fazer o agendamento do seguto desemprego no poupatempo, caso haja a necessidade de receber.

Depois, você precisa realizar o agendamento prévio do serviço para depois sim comparecer ao posto escolhido.

Então, existem três formas de agendamento: pelo site do Poupatempo, pelo aplicativo para celular ou através do Atendente Virtual, disponível no próprio site.

Agendamento pelo Portal Poupatempo do RG Menor de Idade:

  • Acesse poupatempo.sp.gov.br
  • Clique em “Entrar” ou faça seu cadastro
  • Vá na opção RG – menor de 16 anos
  • Escolha o posto, o dia e o horário
  • Anote o protocolo de agendamento

Caso ache mais prático, é só baixar o aplicativo SP Serviços e agende diretamente pelo seu celular. Ainda existe a opção do Atendente Virtual, também chamado de Poupinha. Assim que você acessar o Portal do Poupatempo, verá logo no canto inferior direito o Poupinha. Digite sua mensagem e ele lhe dará todas as orientações, inclusive realizar o agendamento.

No Posto Móvel do Poupatempo, não é necessário agendar. O atendimento é feito por meio de senhas.

Quem pode solicitar a autorização do Rg para Menor de idade no Poupatempo:

Na verdade, os menores de 16 anos devem estar acompanhados por seu responsável legal, que pode ser o pai ou mãe, o tutor, o guardião ou o responsável nomeado por Juiz da Vara da Infância e Juventude.

Agora, caso o responsável legal não puder comparecer, é necessário enviar seu documento com o formulário “Autorização”. Lembrando que a assinatura tem que estar exatamente igual.

Documentos necessários do cidadão

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento – original e cópia
  • CPF, Cartão Cidadão e Comprovante de Tipagem Sanguínea são opcionais, caso o cidadão queira inserir no RG.

Documentos do responsável legal

  • Documento de Identificação -original ou cópia
  • Termo de Guarda ou Tutela
  • Autorização

Para esse serviço não é cobrada nenhuma taxa e nem é necessário levar fotos, pois serão capturadas digitalmente no atendimento assim como as impressões digitais e assinatura.

E em até 5 dias úteis o RG estará pronto e deve ser retirado no local onde solicitou e se não for retirado em até 180 dias, será destruído.

Lembre-se de chegar no dia marcado com, pelo menos, 30 minutos de antecedência e não se esqueça dos documentos e nem do número do protocolo de agendamento.

Deixe uma resposta