CARTÃO DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSO NO POUPATEMPO

Você já deve saber que nos postos do Poupatempoo agendamento espalhados pelo município de São Paulo vários serviços são disponibilizados para a população e um deles é o cartão de estacionamento para idoso.

O cartão de estacionamento para idosos é uma autorização especial e existem vagas específicas para os idosos em ruas e lugares públicos. Em São Paulo, algumas cidades são responsáveis pela emissão do cartão e outras deixam a cargo do Detran.

Quem tem direito ao Cartão do Estacionamento para Idoso:

Todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e que residam no município de São Paulo.

O idoso tem que residir em município que não integre o Sistema Nacional de Trânsito e deve solicitar o cartão do idoso na Unidade de Trânsito do município do domicílio.

Onde solicitar:

Para solicitar o cartão é necessário comparecer a um dos postos Poupatempo e levar os seguintes documentos:

  • RG ou CNH
  • Comprovante de residência, no máximo de 3 meses
  • Requerimento preenchido e assinado

Mas antes de você se dirigir a um dos postos Poupatempo, acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br e verifique quais postos disponibilizam esse serviço.

E para saber se o município onde você mora faz parte do Sistema Nacional de Trânsito, acesse www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais. E caso não faça parte, o órgão responsável pela emissão do cartão é o Detran SP.

Não é cobrada nenhuma taxa e o local de entrega é o mesmo onde o cidadão solicitou o serviço e geralmente em 3 dias corridos está pronto.  O documento pode ser retirado pelo proprietário, procurador legal ou parente próximo.

Para ter direito à gratuidade, as pessoas devem deixar o cartão sobre o painel do veículo, com a frente para cima.

E a validade do Cartão é a mesma da CNH no caso da pessoa habilitada ou de 03 anos no caso de pessoa idosa não habilitada, ou seja, conduzida.

Lembrando que o cartão de estacionamento do idoso é válido em todo o território nacional e poderá ser utilizado nas vagas sinalizadas com a inscrição “idoso”. E o titular pode utilizar o Cartão em qualquer veículo, independente de quem seja o proprietário ou quem esteja dirigindo.

Então, a primeira coisa que você precisa verificar é que se o município onde resida consta da lista do Sistema Nacional de Trânsito. Se não constar, o cartão é emitido pelo Detran SP e se constar na lista, o cartão deverá ser emitido pela Prefeitura de São Paulo.

2 thoughts on “CARTÃO DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSO NO POUPATEMPO

  1. Lucia Maria da Silva Lia

    O Site do Poupatempo tem modelo de requerimento para a solicitação do Cartão do Idoso? Casos sim em que lugar do site posso encontrar? Att Lucia Maria

    Reply

Deixe uma resposta